O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) informou nesta quinta feira, 29, que revisou a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para a agricultura até 2023, de 11,6% para 13,2%.
A nova projeção para o valor agregado do setor se justifica ou o avanço acima da espera registrada pela agricultura no primeiro trimestre deste ano é revisto para superar a produção de bovinos e lavouras que têm peso relevante no desempenho da safra brasileira.
“As projeções para o setor agrícola nunca foram positivas, mas continuamos com um cenário melhor”frisou ou Ipea.
VEJA TAMBÉM | Um nível mais firme para o gordo abre toda uma gama de oportunidades para os pecuaristas; entende
O PIB agropecuário cresceu 18,8% no primeiro trimestre de 2023 ante o mesmo trimestre de 2022, segundo dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestres do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Ipea esperava avanço de 13,0% no período.
“A diferença é explicada principalmente pela revisão positiva das estimativas para a produção de soja, que tem previsão de crescimento revisada de 21,3% para alta de 24,0%”idealizado ou Ipea, utilizando como base os dados do Maio do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, também do IBGE. “Outro produto que apresentou resultado mais positivo do que esperávamos foi a produção de bovinos, que apresentou aumento de 3,0% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.”
O Ipea também considerou a revisão de suas projeções para estimativas melhores para culturas como cana-de-açúcar e milho, além do crescimento esperado para café e algodão.
“Não são quase dois produtos da pecuária, o destaque foi para a produção de bovinos. Após o resultado positivo no primeiro trimestre de 2023, revisamos nossa estimativa anual do segmento alto de 2,6% para crescimento de 3,3%”, ou Ipea.
VEJA TAMBÉM | Plano Safra 2023/24 terá recursos de R$ 364,22 bis, +27% em relação a 2022/23
