O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul caiu 0,7% no primeiro trimestre em relação ao quarto trimestre de 2022. Segundo o Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão ( SPGG), que divulgou os números nesta quinta-feira, 22, a desaceleração da economia gaúcha foi influenciada pelas quedas na Agropecuária (-21,3%) e na Indústria (-4,4%), enquanto os Serviços apresentaram leve crescimento no período (+0,3%).
No país, o PIB cresceu 1,9% na mesma base de comparação.
Em relação ao primeiro trimestre de 2022, o PIB do Rio Grande do Sul cresceu 1,7%, enquanto o Brasil cresceu 4% na mesma base de comparação.
VEJA TAMBÉM | Exportações gaúchas chegam a US$ 8,5 bilhões nos primeiros cinco meses de 2023
Ainda de acordo com o DEE, a queda do setor industrial face ao 4º trimestre de 22 foi impulsionada pela diminuição dos números da Indústria Transformadora (-5,6%), a maior quota do segmento, e também pelos retrocessos nas Actividades de electricidade e gás, água, esgotos e limpeza urbana (-1,9%) e Construção (-1,7%), refere o DEE.
“Apesar de impactada pela estiagem registrada no início do ano, na comparação do primeiro trimestre com o mesmo período de 2022, a Agropecuária apresentou taxa de crescimento de 13,6%, com destaque para o aumento da produção das lavouras de soja (+ 57,7%), milho (+37,8%) e uva (+19,8%). O resultado positivo se explica pela menor intensidade da estiagem em relação aos primeiros três meses do ano passado, quando as consequências da falta de chuva no Rio Grande do Sul foram ainda mais intensas”destacou o DEE em nota no site do governo estadual.
“Para os próximos meses, impulsionada pelo crescimento da agropecuária, a economia do Rio Grande do Sul deve apresentar recuperação”disse o chefe da Divisão de Análise Econômica do DEE, Martinho Lazzari, responsável pelo cálculo do PIB. “Apesar da estiagem ocorrida em 2023, a safra de soja, principal produto agrícola do Estado, será maior que a de 2022, impactando positivamente os números do segundo trimestre”projetos.
No acumulado em quatro trimestres, o PIB gaúcho apresentou retração de 3,4%. No país, a economia cresceu 3,3% no mesmo período de comparação.
