Véspera de inverno terá temperaturas NEGATIVAS e GEADA

Véspera de inverno terá temperaturas NEGATIVAS e GEADA

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Nesta terça-feira (20/06), véspera do inverno astronômico, teremos um dia típico da estação. A madrugada será gelada no Centro-Sul, com chances de geadas e temperaturas negativas nos pontos mais altos. Além da presença do sol, em grande parte do território nacional.

Ainda assim, não se pode descartar o avanço de algumas instabilidades no sul do Brasil – em decorrência de um cavado (região alongada de baixa pressão).

Clique aqui e acesse o AGROTEMPO.

Já o destaque na região central do país – como em Goiás, norte de Minas, nordeste de Mato Grosso, Tocantins, Bahia, sul do Piauí e sul do Maranhão – os termômetros devem passar em torno de 34°C à tarde. Condição que vem agravando a situação hídrica das lavouras da região.

No cenário oposto, áreas da SEALBA, litoral norte do Nordeste até Roraima, as chuvas vêm ocorrendo com certa regularidade, e nesta terça-feira o padrão deve continuar.

Veja mapa e previsão por região abaixo

região norte

Em geral, as chuvas na região Norte devem ficar ainda mais irregulares. As instabilidades aparecem ao longo do dia, na forma de trovoadas passageiras, que se concentram na região mais centro e norte. Já em áreas da AMACRO, sudeste do Pará e Tocantins terão predominância de clima seco.

Região Nordeste

A presença de uma frente fria no oceano mantém um canal de umidade sobre a SEALBA – região que vem registrando chuvas recorrentes nas últimas semanas. As chuvas também ocorrem no norte do Maranhão, onde devem ser na forma de trovoadas passageiras. A porção mais interior do Nordeste, como o sul do Piauí, sul do Maranhão, centro e oeste da Bahia, permanecem sob o controle de uma massa seca – bloqueio atmosférico. E com a maior incidência do sol, os termômetros costumam ficar em torno de 34°C no período da tarde. Essa situação vem agravando a situação hídrica na região.

região centro-oeste

Entrando no inverno com um dia típico da estação na região. Ou seja, espera-se uma grande variação de temperaturas, tempo seco e sem chance de chuva. O clima deve ter maior variação de nebulosidade ao norte de Goiás e noroeste de Mato Grosso. O dia começa com temperaturas abaixo de 9°C no sul de Mato Grosso do Sul, e à tarde os recordes devem ultrapassar 35°C no nordeste de Mato Grosso e norte de Goiás, com umidade abaixo de 20%. com em Rondonópolis (MT) e São Miguel do Araguaia (GO).

região sudeste

A massa de ar frio persiste na metade leste da região, garantindo uma madrugada com temperaturas mais amenas – na ordem de 6 a 9°C, sem condições para geadas. O sol está presente e as temperaturas sobem rapidamente, migrando para uma tarde frutífera para as operações de campo. Mas vale ressaltar que os termômetros devem ficar em torno de 34°C em Peçanha (MG) com umidade abaixo de 30% nas proximidades de Januária (MG), assim como em Franca (SP). Não se pode descartar a ocorrência de algumas chuvas fracas e transitórias no nordeste de Minas Gerais.

zona sul

O avanço de um cavado – região alongada de baixa pressão – pode resultar em algumas instabilidades pontuais na segunda metade do dia, no sul do Rio Grande do Sul. A previsão é de volumes abaixo de 3 mm, resultando em maior variação de nebulosidade. No entanto, o destaque ficará por conta das temperaturas na madrugada, que devem fazer jus à entrada do inverno, com marcas potencialmente abaixo de 0°C nas regiões de maior altitude. A formação de geadas ao amanhecer e pela manhã não está descartada, mas sem risco para áreas críticas da agricultura – apesar dos possíveis danos à horticultura.

Material elaborado pelo meteorologista Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete.



Agrolink