Exportações de carne bovina para a China voltam a se intensificar

Exportações de carne bovina para a China voltam a se intensificar

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!
Foto: Licença Pixabay

As exportações brasileiras de carne bovina in natura atingiram o maior volume de 2023 em maio, um recorde para o mês. Segundo pesquisadores do Cepea, esse resultado se deve à intensificação dos embarques para a China.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex/MDIC), o Brasil embarcou 168 mil toneladas de carne bovina para todos os destinos em maio, um aumento significativo de 52,7% em relação ao volume de abril/23 e 10% acima de maio/22 .

Para a China, especificamente, depois que as exportações somaram apenas 54 mil toneladas em março/23 e 40,5 mil toneladas em abril/23 – devido à suspensão dos embarques devido a casos atípicos de “vaca louca” no Brasil -, foram escoadas 110,98 mil toneladas em maio, 15,7% a mais que em maio/22, segundo a Secex.

Pesquisadores do Cepea apontam que a última vez que o volume exportado para o país asiático ficou acima de 100 mil toneladas foi em outubro/22, quando 128,57 mil toneladas de carne bovina brasileira foram destinadas à China.

Dados preliminares das exportações de junho da Secex comprovam que os movimentos da China em relação ao mercado brasileiro de carnes seguem firmes. Até o final da segunda semana deste mês, o Brasil havia embarcado 70,32 mil toneladas de carne in natura, com média diária de embarque de 11,72 mil toneladas.

“Se esse ritmo for mantido até o final de junho, o volume exportado pode ultrapassar 240 mil toneladas”, aponta o Cepea.

cepea

Agrolink

Os comentários estão fechados.