Mercado do boi 01 de junho

Mercado do boi 01 de junho

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

No mercado do boi, o bezerro, o boi gordo e a carne são desvalorizados

Os valores de toda a cadeia pecuária nacional – bezerro (de 8 a 12 meses), boi vivo para abate e carne (cassete carcaça) – caíram com alguma força ao longo de maio.

Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário está ligado principalmente à maior oferta de animais no final da safra. A maior disponibilidade de bovinos em 2023 – principalmente fêmeas –, por sua vez, é resultado dos investimentos realizados pela pecuária nos últimos anos.

De acordo com o Imea, “A diferença entre a arroba do boi gordo e a arroba da vaca é influenciada principalmente pela grande oferta de vacas, já que em 2013 o maior volume de fêmeas foi verificado nas indústrias de janeiro a abril (1,04 milhão de cabeças). Trazendo para os dias de hoje, o total de fêmeas abatidas no mesmo período deste ano foi de 886,16 mil cabeças (desde 2013, somente em 2019 houve um volume maior, quando foram abatidas 910,10 mil fêmeas)”.

Na análise da semana anterior, “Segundo os pesquisadores do Cepea, a pressão sobre os valores da arroba vem do crescimento da oferta de animais prontos para abate, o que, por sua vez, está atrelado aos investimentos realizados em anos anteriores e, sobretudo, ao fim da colheita e à piora da qualidade das pastagens”.

Veja a tabela indicativa abaixo:

Por Daniele Balieiro com informações de cepea

AGRONEWS® é informação para quem produz



Agro News