Nesta terça-feira (16), em entrevista ao Canal Rural, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reafirmou que a detecção do vírus da gripe aviária em aves silvestres no litoral do Espírito Santo não implica riscos de restrição comercial ao Brasil na carne de aves. “Nosso status como um país livre de gripe aviária permanece o mesmo”, disse ele.
O ministro também destacou a qualidade do sistema de defesa agropecuária no Brasil. Segundo ele, a orientação agora é alertar os produtores para redobrar os cuidados com a biossegurança nas fazendas, mas também tranquilizar a população brasileira e mundial sobre a qualidade dos produtos brasileiros do setor.
“Você pode continuar consumindo carne de frango. Não há risco, não há fazenda comercial contaminada. O Brasil segue livre em suas granjas de gripe aviária” – Carlos Fávaro
Fávaro diz que o Ministério da Agricultura deve agora recomendar uma ação mais forte na prevenção da doença. “Estamos estudando (recomendações para) essas criações comerciais que deixem os animais saírem dos galpões. Isso aumenta o risco de contaminação por fezes de aves silvestres migratórias”, exemplifica. “Talvez nesse período (o plantel deva) ficar fechado dentro dos galpões”.
______________
Aprenda em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Acompanhe o Canal Rural no Google Notícias.
