Inspeções de saída são retomadas sob acordo de grãos do Mar Negro

Inspeções de saída são retomadas sob acordo de grãos do Mar Negro

As Nações Unidas disseram que as inspeções foram retomadas na terça-feira em navios que partem sob um acordo que permite a exportação segura de grãos ucranianos para o Mar Negro, que Moscou ameaçou fechar em 18 de maio devido a obstáculos às suas próprias exportações de grãos. e fertilizantes. Não houve inspeções de entrada ou saída de navios no domingo ou na segunda-feira.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A ONU e a Turquia intermediaram o acordo de exportação do Mar Negro em julho para ajudar a enfrentar uma crise alimentar global que foi exacerbada pela guerra de Moscou na Ucrânia. Autoridades da Rússia, Ucrânia, Turquia e da ONU formam um Centro de Coordenação Conjunta (JCC) em Istambul, que implementa o acordo. “O JCC confirmou que as inspeções foram retomadas hoje nos navios que partem”, disse o vice-porta-voz da ONU, Farhan Haq.

Altos funcionários de todos os quatro partidos devem se reunir em Istambul esta semana para negociações. A Rússia disse que não estenderá o pacto além de 18 de maio, a menos que uma lista de demandas seja atendida para remover os obstáculos às suas próprias exportações de grãos e fertilizantes. O chefe de ajuda da ONU, Martin Griffiths, está viajando para Istambul, disse Haq.

O ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, descreveu na terça-feira as discussões antes da reunião planejada para quarta e quinta-feira como “positivas”. “Estaremos trabalhando para continuar o negócio de grãos em 18 de maio, sem permitir nenhuma interrupção ou cessação”, disse Akar à emissora Haberturk. Para ajudar a convencer a Rússia a permitir que a Ucrânia retome as exportações de grãos do Mar Negro, um pacto de três anos também foi assinado em julho, no qual a ONU concordou em ajudar Moscou a facilitar esses embarques.

Embora essas exportações russas não estejam sujeitas a sanções ocidentais impostas após a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, Moscou diz que restrições a pagamentos, logística e seguro são uma barreira para os embarques. A Rússia, em um trecho de uma carta vista pela Reuters no mês passado, disse a seus colegas da JCC que não aprovará a participação de novos navios no acordo do Mar Negro, a menos que os trânsitos sejam feitos até 18 de maio – “a data prevista para o fechamento”.

Fonte: Reuters com tradução Agrolink*



Agrolink