O uso crescente da pecuária de precisão é uma tendência. As tecnologias disponíveis contribuem para o aumento da produtividade agrícola, sem deixar de lado a sustentabilidade, tão importante hoje.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e o mercado global fechou o cerco às empresas que utilizam matérias-primas de áreas desmatadas.
Com o uso de ferramentas tecnológicas é possível reduzir os impactos ambientais, melhorando a produtividade e os lucros, com uma gestão mais eficiente da propriedade, além de facilitar a rastreabilidade dos produtos.
A aplicação da pecuária de precisão em sistemas integrados será o tema do Dia de Campo, realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste e Rede ILPF no dia 26 de maio, das 8h às 12h.
O evento acontece na sede do centro de pesquisa, localizado na Fazenda Canchim, em São Carlos (SP).
A Embrapa Pecuária Sudeste aplica a pecuária de precisão em sistemas de produção pecuária para desenvolver e validar ferramentas em diferentes modelos para obter produtividade com uso racional de insumos e menor impacto ao meio ambiente.
SAIBA MAIS | Saiba quantas árvores por vaca para descarbonização
De acordo com o pesquisador Alberto Bernardi, o Dia de Campo vai mostrar exemplos de uso da infraestrutura implantada no campo associada aos sistemas de ILPF: ordenha voluntária automática (robô), uso de VANTs (Drones), amostragem automática de solo e geração de mapas, pesagem automática de animais no campo, bebedouro eletrônico para controle individual do consumo de água, bebedouros eletrônicos para controle do consumo de alimentos, medição automática de emissões de metano, equipamentos de conectividade e coleta automática de dados; monitoramento da atividade animal e do clima.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 19 de maio no site da Embrapa. Com carga horária de quatro horas, o evento é destinado a técnicos e produtores; Confira AQUI a programação.
