Sinditrigo PR reune representantes das industrias moageiras do Sul em workshop

Sinditrigo-PR reúne representantes das indústrias moageiras do Sul em workshop

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

#sou agro | Segunda-feira, dia 17 de abril, será um dia de amplos debates e aprofundamento em torno de questões relacionadas à cadeia do trigo, em especial sobre a indústria de moagem no sul do Brasil e seus maiores desafios e oportunidades, que serão discutidos no workshop Moatrigo 2023, promovido pela Sinditrigo-PR – Sindicato da Indústria do Trigo do Paraná,

O evento, que este ano tem como tema “Gestão 5.0”, será realizado na sede do Paraná Clube, em Curitiba, a partir das 9h15. Estarão reunidos diretores, executivos e funcionários da indústria moageira de todo o país, que poderão participar de uma diversificada programação técnica, com diversas exposições e palestras.

Abitrigo e sindicatos do PR, SC e RS na mesa de abertura

PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

O painel de abertura, agendado para as 10h00, é um dos destaques de Moatrigo e vai reunir uma equipa forte para abordar o tema “Moinhos do Sul, Desafios e Oportunidades”. O presidente do Sinditrigo-PR, Daniel Kümmel, receberá os convidados Egon Werner, do Sindicato do Trigo de Santa Catarina; Cláudio Furlan, do Sindicato do Rio Grande do Sul e Rogério Tondo, presidente do Conselho Deliberativo da Abitrigo, Associação Brasileira da Indústria do Trigo.

Patrocinadores

O Paraná possui 67 usinas ativas, que representam 30% de toda a moagem nacional, e em 2022 atingiu um volume próximo a 3,8 milhões de toneladas no ano.

Santa Catarina possui atualmente 19 usinas em operação, com capacidade instalada de moagem de aproximadamente 710 mil toneladas por ano. A moagem em 2022 foi de 579 mil toneladas, correspondendo a 5% do volume nacional.
No Rio Grande do Sul, são 28 usinas ativas, que moerão 1,9 milhão de toneladas em 2022, respondendo por cerca de 16% do volume nacional.

Ao analisar a atuação do Sul do Brasil no panorama nacional, o presidente do Conselho Deliberativo da Abitrigo, Associação Brasileira da Indústria do Trigo, Rogério Tondo, afirma que os engenhos do Sul são os maiores usuários do trigo nacional e, graças à melhoria da qualidade da panificação a produção de trigo nesta região, principalmente no Rio Grande do Sul, hoje depende muito menos de importações.

“Os moinhos adquiriram know-how na moagem desses trigos ao longo dos anos, acompanhando a evolução da qualidade da gestão do produtor e interagindo com ele para melhor integração e qualificação da cadeia do trigo. Eles têm uma comunicação muito próxima com cooperativas, produtores de cereais, produtores, semeadores e pesquisadores. Com isso, estão bem posicionados para atender mercados de outras regiões do Brasil”, destaca.

Patrocinadores
PortalSouAgro Banner Pirelli Desktop 1
PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

O presidente do Sinditrigo-PR, Daniel Kümmel, que conduzirá o painel “Usinas do Sul, Desafios e Oportunidades”, avalia que os aspectos desafiadores para o setor, em geral, que incluem a alta taxa de juros no país, questões de logística e também a implantação de tecnologias mais avançadas que possibilitam a redução de custos. “Mas o maior desafio hoje no competitivo setor da indústria moageira é, sem dúvida, a gestão. Temos um mercado com muitos novos competidores e por isso é fundamental que as equipes estejam qualificadas”, frisa.

Foco na gestão para melhor entrega ao consumidor final

Diante desse cenário, o programa Moatrigo 2023 tem como foco o tema “Gestão 5.0”. “Vamos discutir como a tecnologia vinda do campo junto com as usinas pode ser melhorada para entregar um produto cada vez melhor ao consumidor final. Em Moatrigo, teremos momentos de discussão voltados para a construção do relacionamento com o campo e com o consumidor e como as usinas podem trabalhar com uma gestão mais moderna, seja em termos de equipamentos, gestão de dados e utilizando a própria Inteligência Artificial”, explica o presidente do Sinditrigo-PR.

Inteligência artificial

Patrocinadores

O instigante tema da Inteligência Artificial é um dos assuntos em pauta e será abordado no evento na palestra “Gestão 5.0: Como a Inteligência Artificial Impacta os Negócios”, ministrada pelo professor de Transformação Digital, Marketing e Vendas e Marketing Digital da Fundação Dom Cabral, Diocelio Goulart.

“O objetivo da apresentação em Moatrigo é mostrar a trajetória de desenvolvimento da Inteligência Artificial e em especial o salto observado do final de 2022 até hoje e os impactos que isso tem em relação à questão da produtividade, a forma como as pessoas pensam e as empresas, que benefícios isso traz. Teremos uma contextualização sobre os tipos de Inteligência Artificial, como ela está se tornando mais aplicável, e o que isso traz em termos de preocupações, riscos e também em termos de oportunidades”, resume o professor.

Agendar

Moatrigo prevê uma programação intensa ao longo do dia, destacando-se a realização de “salas de soluções” simultâneas com diferentes temáticas escolhidas pelos participantes, de acordo com as suas áreas de afinidade.
À tarde, a partir das 14h30, a programação geral é retomada com a apresentação “Agregando Valor na Indústria Moageira com Business Intelligence”, ministrada pelo professor da Fundação Dom Cabral, Hermógenes Crosara Junior.

Patrocinadores

Às 16h é a vez da palestra “Gestão 5.0: Como a Inteligência Artificial Impacta os Negócios”, ministrada pelo professor Diocélio Goulart, também da Fundação Dom Cabral.

A atividade de encerramento será às 17h30 com a apresentação “Formação Técnica em Moagem e Panificação: A Experiência Francesa, E-learning e Casos Práticos”.

O final da tarde será reservado para networking com os participantes do evento, durante um coquetel de encerramento. E à noite está programado o jantar de comemoração dos 70 anos de fundação do Sinditrigo-PR, que inclui homenagens a importantes nomes do setor moageiro que ajudaram a construir a história da entidade.

(Com Sinditrigo-PR )

Patrocinadores

(Emanuely/Sou Agro)



Sou Agro

Patrocinadores
Rolar para cima