Dos 141 municípios mato-grossenses, 46 ainda não entregaram a informação à Sema
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT) alerta que o prazo para envio dos dados municipais de 2022, por meio do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), vai até 30 de maio, e que o abastecimento é condição para acesso a recursos públicos federais para saneamento básico.
Dos 141 municípios do estado, 46 ainda não entregaram as informações. São solicitados laudos de água, esgoto, esgoto e drenagem pluvial.
O gerente de Resíduos Sólidos da Sema de Mato Grosso, Ricardo de Souza Carneiro, destaca a importância da informação para o órgão ambiental estadual na formulação de políticas públicas de saneamento.
“A Sema tem o papel de interlocutora entre o governo federal e os municípios, reforçando a importância do preenchimento correto e completo dos dados no SNIS. Essas informações são fundamentais para a tomada de decisões e para o direcionamento dos recursos do governo federal para a melhoria da qualidade do saneamento básico nos municípios”explica.
Ele ressalta que cabe aos municípios e prestadores de serviço de saneamento básico preencher os formulários de coleta de dados no prazo estipulado e com a qualidade necessária.
“Dessa forma, será possível garantir a melhoria da qualidade de vida da população, controle ambiental, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso”.
SNIS
O Sistema Nacional de Informação de Saneamento é um instrumento de recolha de informação para a compreensão de informações e indicadores sobre a prestação de serviços de Água, Esgotos, Gestão de Resíduos Sólidos e Gestão de Águas Pluviais.
Para preencher os dados, tirar dúvidas e obter apoio, acesse o site do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, clicando aqui.
(Sob supervisão de Lorena Bruschi)
