Diretora do FMI está preocupada com as taxas de juro

Diretora do FMI está preocupada com as taxas de juro

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional Kristalina Georgieva alertou que uma “economia global frágil vai conduzir a um crescimento mais lento e a uma maior fragilidade financeira”. Ela disse estar preocupada com as taxas de juro e completou ressaltando que “algo vai explodir”.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

“É simplesmente impossível que as taxas de juro subam tanto depois de terem sido tão baixas durante tanto tempo e isso não causar vulnerabilidades. Algo vai explodir”, disse Kristalina Georgieva ao jornal POLITICO.

Ela assegurou, no entanto, que uma repetição da crise financeira global de 2008 é improvável, apesar dos problemas no setor bancário que têm surgido nos Estados Unidos e na Suíça. A executiva ainda disse que “quanto pior as relações fiquem, mais pesado será o efeito para o crescimento económico global”. “O FMI estima a perda potencial do comércio entre 200 mil milhões  e 7 biliões de euros, o que equivale a cerca de 0,2% a 7% do produto interno bruto global.”

De acordo com Georgieva, o mundo vai viver um período conturbado de crescimento baixo, que irá afetar principalmente os países mais pobres. Nos próximos cinco anos o crescimento deverá ser em torno de 3%, o que significa uma previsão de crescimento médio mais baixa desde a década de 1990.

Para finalizar ela indicou que as incertezas sobre o setor bancário nos EUA e Europa devem restringir o acesso a crédito no mundo e a continuidade da guerra na Rússia e Ucrânia também impacta na atividade econômica. “Traz mais fome ao redor do mundo”, declarou a diretora do FMI. As informações foram divulgadas pelo Poder360.



Fonte