No mercado de café, os preços dos Robustas e Arábicas oscilam
Os valores do café continuaram oscilando fortemente. Segundo pesquisadores do Cepea, para o café arábica, os preços foram influenciados por altas e baixas externas. Quanto ao Robusta, os valores variaram durante boa parte do mês, mas subiram nos últimos dias de março, impulsionados pela maior necessidade do setor, que aumentou o número de agentes ativos no mercado.
Além disso, com o aumento dos preços dos grãos no Vietnã, os exportadores também estiveram mais presentes no mercado. A média mensal do Indicador CEPEA/ESALQ para o arábica tipo 6, apurado na cidade de São Paulo, foi de R$ 1.104,68/saca de 60 kg, queda de 2,2% em relação ao mês anterior.
Já para o robusta, a média do Indicador CEPEA/ESALQ tipo 6 peneira 13 acima foi de R$ 646,29/sc em março, queda de 7% em relação a fevereiro.
De acordo com a análise da semana passada, “Por enquanto ainda é cedo para avaliar a nova temporada, mas produtores ouvidos pelo cepea acreditam que a produção está abaixo do potencial, com base no clima desfavorável no início do ciclo. Quanto aos preços, depois de caírem com alguma força no mercado interno nas três primeiras semanas de março, eles reagiram e começaram a subir nesta parte final do mês”.
Veja a tabela indicativa abaixo:
Por Daniele Balieiro com informações do Cepea
AGRONEWS® é informação para quem produz
