No decorrer desta terça-feira (04/04) áreas de instabilidade associadas ao corredor de umidade da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical – devem garantir chuvas fortes e volumosas na faixa norte do nordeste.
Os acumulados devem superar a casa dos 50 mm em algumas localidades e devem ser na forma de temporais localmente fortes. Estes temporais se espalham desde a Paraíba até o centro do estado do Pará.
Por outro lado, o centro-sul do país terá o predomínio de tempo seco e temperaturas mais baixas no amanhecer. Com isso, a formação de nevoeiros no amanhecer desta quarta deverá ser comum em áreas do sudeste e da região sul.
No final do dia, novas instabilidades poderão se aproximar pelo extremo sul do país e provocar algumas chuvas na fronteira com o estado gaúcho.
Norte
As áreas de instabilidade, que resultam do calor, da umidade e dos ventos mais fortes nas camadas mais altas da atmosfera, têm mantido as condições de chuvas elevadas desde o leste do Pará até o leste do Amazonas. Em contraste, uma massa de ar seco tem reduzido as chances de chuva em Roraima e no Baixo Amazonas do Pará.
Nordeste
A presença de uma região de alta pressão, associada a uma massa de ar seco, impede a formação de nuvens carregadas sobre o centro do estado da Bahia. Além disso, as temperaturas são um pouco mais baixas, principalmente no amanhecer. A influência de uma frente fria oceânica manterá as chuvas no leste e sul da Bahia, enquanto a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) garantirá as chuvas sobre a metade norte do estado. As chuvas mais fortes são esperadas desde a Paraíba até o Maranhão, com projeções de até 55 mm em Sobral (CE) e Campo Maior (PI).
Centro-Oeste
As instabilidades ocorrem sobre a região como uma consequência da combinação entre o calor e umidade. Assim as chuvas podem ocorrer a qualquer momento do dia sobre o Mato Grosso e Goiás, mas é no período da tarde que elas ganham mais força. Sobre o Mato Grosso do Sul, a tendência é de chuvas mais irregulares e concentradas na metade norte do estado. As temperaturas são elevadas e passam dos 35°C na grande região do Pantanal.
Sudeste
A presença de um cavado – região alongada de baixa pressão – traz chuvas para a parcela central do sudeste. Assim, em áreas nas proximidades de Batatais (SP) e Araxá (MG), as chuvas devem ocorrer, com volumes de até 10 mm. As pancadas ocorrem de forma isolada e passageira, no período da tarde. Também pode chover no Espírito Santo, particularmente na capital Vitória, mas com previsão de baixos volumes. O amanhecer tem temperaturas mais amenas no leste de São Paulo, áreas montanhosas do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Sul de Minas e nos vales ao norte do estado mineiro.
Sul
O amanhecer segue com a influência das temperaturas mais baixas, ainda da massa de ar frio que avançou no final de semana. O destaque então é para a grande variação nas temperaturas, em algumas regiões o amanhecer pode ser abaixo dos 10°C enquanto que o período da tarde beira os 25°C. O predomínio é de tempo seco em toda a região, mas no final do dia, instabilidades que avançam pelos países vizinhos podem chegar no sudoeste do Rio Grande do Sul.
Veja o mapa e a previsão por região:
