Com safra recorde, cooperativas enfrentam problema de espaço para armazenar grãos

Com safra recorde, cooperativas enfrentam problema de espaço para armazenar grãos

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Safra recorde e vendas atrasadas são motivos que levaram cooperativas a enfrentar problemas de espaço para armazenar grãos. Uma dessas cooperativas é frisiano Paraná, que, segundo informações levantadas por nossa equipe, não recebe mais grãos até o dia 15 de abril.

A cooperativa ainda divulgou uma nota oficial que destaca que a safra 2022/2023 será recorde, fruto da eficiência dos produtores, inclusive dos cooperados frísios. Daí a dificuldade das cooperativas.

A alta produtividade somada às novas tecnologias fez com que a colheita da safra atual ficasse mais concentrada em uma janela muito curta.

PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

“Mesmo com os constantes investimentos da cooperativa para aumentar a capacidade de armazenamento, o cenário apresentado impactou o armazenamento de grãos em diversas regiões produtoras do Brasil. A Frísia tem atualmente um excedente de mais de 110 mil toneladas de grãos em seus armazéns, volume que não estava presente na safra anterior, além de um aumento esperado de produtividade que deve somar mais 60 mil toneladas, fatores que afetam o logística de armazenagem”, diz em nota.

Algumas alternativas estão em andamento para solucionar o problema, que atinge também outras cooperativas. “Como medidas, novos espaços estão sendo locados para atender a demanda e não prejudicar a logística de produção. Entre eles estão outros armazéns – de terceiros e dos próprios associados -, a utilização de silo-bags e a ocupação de armazéns adaptados. A cooperativa reforça sua atuação prioritariamente para estabilizar o escoamento das lavouras de alto rendimento e garantir a qualidade do serviço prestado aos seus cooperados”, enfatiza.

Veja a nota completa

Comunicado de imprensa

A safra de grãos 2022/2023 será recorde e fruto da eficiência dos produtores, inclusive dos integrantes da Friesland. A alta produtividade, somada à implantação de novas tecnologias, fez com que a colheita da safra atual ficasse mais concentrada em uma janela muito curta.

PortalSouAgro Banner Pirelli Desktop 1
PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

Mesmo com investimentos constantes por parte da cooperativa para aumentar a capacidade de armazenamento, o cenário apresentado impactou o armazenamento de grãos em diversas regiões produtoras do Brasil.

A Frísia tem atualmente um excedente de mais de 110 mil toneladas de grãos em seus armazéns, volume que não estava presente na safra anterior, além de um aumento esperado de produtividade que deve somar mais 60 mil toneladas, fatores que afetam o logística de armazenamento.

Como medidas, novos espaços estão sendo locados para atender a demanda e não prejudicar a logística da produção. Entre eles estão outros armazéns – de terceiros e dos próprios associados -, a utilização de silo-bags e a ocupação de armazéns adaptados.

A cooperativa reforça sua atuação prioritariamente para estabilizar o escoamento das lavouras de alto rendimento e garantir a qualidade do atendimento aos seus cooperados.

Cooperativa Agroindustrial Frísia”.

Com frisia

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)



Sou Agro