Projeto sobre melhoramento genético irá beneficiar pecuaristas

Projeto sobre melhoramento genético irá beneficiar pecuaristas

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

#sou agro | O Programa de Melhoramento da Pecuária de Corte (Promebo) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) iniciaram esta semana um novo projeto: o Minuto Promebo.

A iniciativa consiste numa série de vídeos, de cerca de 1 minuto cada, que procuram responder às questões mais recorrentes sobre o programa de melhoramento da Associação Nacional dos Criadores de Coleiras de Livros Generais (ANC). A primeira temporada contará com 13 produções protagonizadas por quem entende do assunto: as equipes técnicas das entidades e criadores que participaram do Promebo. Os vídeos serão disponibilizados nas redes sociais do programa (@promebo) e da Embrapa Pecuária Sul (@embrapa.pecuaria.sul) a cada 15 dias.

Segundo o coordenador do Promebo, Laerte Rochel, a ideia é fortalecer como, na prática, pecuaristas de diferentes raças podem usufruir dos benefícios do uso do melhoramento, trazendo temas específicos de interesse para quem faz ou quer fazer uso do dados na seleção. “A série é mais uma ação focada em apoiar o criador que deseja ingressar no Promebo ou que já iniciou e tem dúvidas. Por isso, foram escolhidas as mais variadas disciplinas e profissionais especialistas na área”, aponta, confiante de que o projeto deve contribuir para a adesão de novos criadores e, consequentemente, para a ampliação do melhoramento dos rebanhos brasileiros.

PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

Entre os temas abordados estão como começar a usar o Promebo, quando chamar um técnico para visitar o imóvel, como usar os dados, como escolher um passeio com base nas informações disponíveis e avaliação do útero. “Inicialmente, foram definidos 13 assuntos. Porém, a expectativa é que, ao final desta primeira temporada, novas abordagens ganhem espaço, além da participação de outros especialistas e criadores”, explica o superintendente substituto do ANC, Braulli Ferrari.

Para o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, o projeto vem de forma colaborativa no nivelamento de informações sobre o Promebo. “A iniciativa vai ajudar o programa a alcançar melhores resultados. Isso porque criadores e técnicos terão maior apropriação do que precisa ser feito e dos benefícios que terão com o Promebo”, reforça.

(Com embrapa)

(Emanuely/Sou Agro)



Sou Agro