Brasil e Austrália discutiram a produção agrícola sustentável e o mercado internacional. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), reuniu-se com representantes da Embaixada da Austrália em Brasília, para tratar de questões relacionadas à produção agrícola sustentável e suas consequências no que diz respeito à comércio internacional.
A secretária da SDI, Renata Miranda, deu as boas-vindas ao novo assessor agrícola da Embaixada da Austrália em Brasília, Nektarios Tsirbas, e destacou a importância de um diálogo franco sobre agricultura sustentável, a exemplo do que a Secretaria tem mantido com outros interlocutores como o Reino Unido, Alemanha e União Européia, em um cenário onde discussões legítimas sobre sustentabilidade podem afetar negativamente populações de países em desenvolvimento, inibindo a produção regional e dificultando o livre comércio global.
Brasil e Austrália, além das dimensões continentais, compartilham a importância do setor agrícola para as economias nacionais. Nesse sentido, como potências agrícolas, defendem a ampliação das discussões sobre sustentabilidade, focando não apenas no aspecto ambiental, que é de extrema importância, mas também no aumento da produtividade agrícola, agregação de valor, valorização da produção local, comércio internacional justo, segurança climática e o fortalecimento da ciência tropical.
“Dada a delicadeza do assunto, as discussões sobre a legislação interna em curso em vários países sobre sustentabilidade e comércio internacional devem refletir também os aspectos sociais e econômicos, fundamentais para garantir uma vida digna à população rural das regiões produtoras de produtos agrícolas ”, disse a secretária Renata.
Os países se comprometeram a intensificar a aproximação entre as áreas competentes para favorecer o compartilhamento de pesquisas científicas e experiências práticas bem-sucedidas, identificar complementaridades de políticas públicas e coordenar interesses comuns em debates internacionais, não apenas entre si, mas com outros países com o mesmo qual Brasil e Austrália já estão dialogando.
Também participaram do encontro o diretor do Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas (Deflo), da SDI, Pedro Neto e, representando a Embaixada da Austrália, a oficial sênior de política e pesquisa, Jéssica Gomes, e a oficial de pesquisa , Eduardo Sanchez Ferreyra.
Com Mapa
(Tatiane Bertolino/Sou Agro)