
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!
Liberado comercialização de trigo transgênico no Brasil : O colegiado da (CTNBio) aprovou o cultivo e a comercialização no Brasil de trigo geneticamente modificado
Desde novembro de 2021, a comercialização e importação da farinha proveniente do trigo transgênico já estavam autorizadas no país, o que foi ampliado agora.
Com a medida, assinala o Broadcast, a CTNbio considera que o cereal transgênico não apresenta risco à saúde humana ou ambiental.
“A variedade HB4 apresenta maior tolerância a estresse ambiental, especialmente em regiões com restrição hídrica, caso do Cerrado brasileiro”, diz o Broacast.
O pedido para cultivo e comercialização de trigo transgênico no país foi protocolado pela empresa de biotecnologia Tropical Melhoramento e Genética (TMG) junto à CTNBio em processo em 18 de novembro de 2022.
A TMG representa a argentina de biotecnologia Bioceres, detentora da cultivar neste processo. A variedade do cereal geneticamente modificado HB4 foi aprovada para cultivo na Argentina em outubro de 2020.
Liberado comercialização de trigo transgênico no Brasil
Abimapi
A aprovação da liberação do cultivo e da comercialização do trigo transgênico ocorreu em reunião realizada no último dia 2.
Para a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), de acordo com o Broadcast, a medida pode permitir expansão da área plantada com o cereal:
“Teremos um trigo mais resistente à seca. Com isso, o produtor pode ganhar novas áreas de cultivo, e o Brasil ampliar o volume colhido. Consequentemente, em dois a quatro anos, o país poderá ser autossuficiente na produção do cereal e aumentar suas exportações, se tivermos boas safras”, destaca o presidente executivo da Abimapi, Claudio Zanão.
Relacionado
