Embora ainda represente apenas uma modesta parcela dos alimentos à base de grãos nos Estados Unidos, o mercado de produtos orgânicos tem sido altamente dinâmico e deve ser nutrido e protegido, segundo Josh Sosland, do World Grain. Em meio a dispendiosos episódios de fraude durante a última década e além, tornou-se evidente a necessidade do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos fortalecer o Programa Nacional de Produtos Orgânicos (NOP).
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!“Uma regra final publicada no Federal Register em janeiro – “National Organic Program, Strengthening Organic Enforcement” – destaca a tensão entre o valor das etapas para aumentar a confiança de que os produtos assim rotulados são orgânicos com a necessidade de garantir que os regulamentos não sejam excessivamente onerosos para os produtores, processadores ou fabricantes de alimentos”, comenta.
O USDA disse que o mercado de produtos orgânicos está crescendo, mas os dados sugerem que a categoria não é um trem desgovernado. Os ganhos no mercado de trigo têm sido muito disputados.
“O trigo orgânico responde por uma parcela minúscula da produção total de trigo. A Pesquisa Orgânica Certificada de 2021 publicada pelo USDA em dezembro de 2022 mostrou que 12,5 milhões de alqueires de trigo orgânico foram colhidos em 2021, abaixo dos 14,2 milhões de alqueires em 2019. A área colhida caiu drasticamente, para 377.000 acres de 451.000. A comparação provavelmente foi distorcida por problemas gerais de produção de trigo na safra de 2021. O trigo orgânico representou 0,76% de toda a produção de trigo dos EUA em 2021, um aumento modesto de 0,73% em 2019. Embora o crescimento na produção dos EUA não tenha sido rápido, várias empresas líderes de alimentos à base de grãos investiram pesadamente em sua capacidade de atender ao mercado de alimentos orgânicos”, conclui.
