Celebrando o Dia Mundial do Solo e sua Importância para a Agricultura Sustentável
Para a agricultura, produzir alimentos de forma sustentável é um desafio constante. Por isso, a adoção de técnicas de cultivo que prezam pela qualidade física, química e biológica do solo de forma integrada é uma ferramenta fundamental para aumentar os resultados de produção, mantendo a sustentabilidade e resiliência do sistema.
O Sistema Plantio Direto (SPD) e os Sistemas Integrados como a Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF) são ferramentas que podem melhorar a qualidade do solo e manter altos índices de produtividade. No Brasil, atualmente são 33 milhões de hectares cultivados em SPD, conforme a Federação Brasileira do Sistema de Plantio Direto; e 17,43 milhões de hectares em sistema de ILPF, de acordo com a Rede de Integração Lavoura Pecuária Floresta.
Neste sentido, a saúde do solo e a segurança alimentar foram os temas abordados pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) durante um evento virtual alusivo ao Dia Mundial do Solo e aos 75 anos da Instituição, realizado na última semana.
O Professor Doutor Maurício Cherubin, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), salientou que a saúde do solo se refere à capacidade continuada do solo em desempenhar suas funções. “Se você tem um solo saudável, comparado com um menos saudável em um ano favorável, é óbvio que você vai ter um ganho de produtividade”, afirmou Cherubin.
Para Ana Turetta, pesquisadora da Embrapa Solos, a função do solo vai muito além do substrato para plantas, uma vez que o sistema presta serviços como armazenamento e filtragem de água, ciclagem de nutrientes, reservatório de carbono e fornecimento de matérias primas.
A pesquisadora destacou também que, eventos extremos como a seca ficarão cada vez mais frequentes, causando impactos principalmente na agricultura e na pecuária, então, olhar para o solo como uma parte da solução pode auxiliar na resolução de muitas questões ambientais e de produção alimentar. “É muito importante essa visão de que as soluções operam em diferentes escalas, com diferentes atores envolvidos”, disse Ana, se referindo à união entre conhecimento, política e ação.
Dia Mundial do Solo
A data que foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 2013 e celebrada pela primeira vez no ano seguinte, tem o objetivo de enfatizar a importância de preservar a qualidade do solo para a manutenção da vida na Terra. Neste ano, o Dia Mundial do Solo tem o tema “Solos: onde o alimento começa”.