A instalação foi autorizada para 195 novos municípios em 21 estados brasileiros. No Centro-Oeste, outras 24 cidades poderão receber infraestrutura 5G, sendo 11 delas apenas no Mato Grosso.
Nesta quarta-feira (22), foi autorizada a instalação de infraestrutura para 5G em mais 24 cidades da região Centro-Oeste. A decisão – que entra em vigor a partir desta segunda-feira (27) – possibilita que as operadoras solicitem a implantação de infraestrutura de rede móvel de quinta geração nessas localidades. No total, 195 municípios de 21 estados receberam a liberação.
A decisão ocorreu durante reunião do Grupo de Monitoramento para Implementação de Soluções para Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), criado pelo Edital 5G. O Ministério das Comunicações (MCom) faz parte do grupo.
“Estamos acompanhando esse processo de liberação da gama para 5G e implantação da tecnologia em todo o país. Avançamos na discussão para que as operadoras possam oferecer esse serviço o mais rápido possível e com qualidade. Assim, poderemos promover cada vez mais uma inclusão digital digna para todos os cidadãos“, destacou o Ministro das ComunicaçõesJucelino Filho.
No total, 682 municípios já limparam a faixa de 3,5 GHz e estão prontos para implantar o serviço. Estima-se que até o final deste semestre cerca de 1.600 cidades já estejam liberadas para receber a infraestrutura de rede 5G.
5G em Mato Grosso
Mato Grosso foi o estado com maior número de autorizações, totalizando 11 municípios. São eles: Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Poconé, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e Tangará da Serra. Em Goiás, foram autorizadas 10 cidades, sendo Anápolis, Catalão, Cumari, Damolândia, Goiandira, Itumbiara, Jataí, Leopoldo de Bulhões, Nova Aurora e Rio Verde. Mato Grosso do Sul tinha apenas três cidades: Angélica, Dourados e Três Lagoas.
As autorizações ocorrem quando é concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita através de antenas parabólicas na banda C do satélite para a banda Ku. O edital do leilão também garantiu o investimento das operadoras vencedoras para a distribuição dos kits a serem recebidos pelos cadastrados no CadÚnico — lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.
Implantação
A liberação da faixa não implica na instalação imediata de redes 5G nas localidades, já que, segundo o edital, os compromissos estão previstos para 2025. A instalação antecipada de estações 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada um fornecedor.
Fonte: MCOM
AGRONEWS® é informação para quem produz
