A Cavalo Árabe VI Interamericanarealizada nos dias 19 e 20 de maio, no Centro Hípico de Tatuí (SP), no interior de São Paulo, reuniu criadores de três países. Segundo a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) – promotora do evento – Foram cadastrados 110 animais, de 29 criadores diferentes.
Representantes dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. A VI Interamericana Cavalo Árabe também contou com a presença de criadores do Chile e dos Estados Unidos. Paralelamente à exibição, também aconteceram em Tatuí as disputas válidas pela 3ª fase da Copa Brasil.
Ao final da exposição, Rodrigo Foz Forte, presidente da ABCCA, fez questão de destacar o sucesso de mais um evento oficial do Cavalo Árabe. “Gostaria de agradecer a presença de todos em Tatuí. Tivemos várias categorias de Performance e Halter na pista. Uma exposição de sucesso, muita gente presente, um clima super agradável, todos juntos, conversando e se divertindo. Tempo muito bom”.
Por fim, Forte ainda deixou um convite aos participantes. “Agora aguardo a todos no mês de julho para prestigiar o Salão Nacional do Cavalo Árabe, o evento mais importante do calendário da raça”, finaliza o presidente da ABCCA, citando o exposição prevista para acontecer entre os dias 5 e 10 de julho, no Centro Hípico Helvetia, em Indaiatuba (SP).
3ª fase Copa do Brasil
A 3ª etapa da Copa Brasil – que consiste apenas em provas de cabresto, apresentação de cabresto, onde é analisada a conformação do animal – aconteceu no primeiro dia de exposição, em Tatuí. As éguas que se destacaram foram: VV YASMIN (Prelude OSB x Karenina El Madan), do criador e expositor Haras Vianna, com o título de Campeã Égua de Ouro; NIGRAA REC (Bandit SRA x Alaya REC), do expositor Haroldo Veiga, da Miluna Cavalo Árabe, como Campeã Égua Prata, e ETERNETY VAALENTE JM (Vaalente x Tzarinna D’Psicore JM), do criador e expositor José Alves Filho, do Haras JM , como Campeã Égua Bronze.
Entre os machos, ainda em competições válidas pela 3ª fase da Copa Brasil, os destaques foram: Campeão Cavalo de Ouro JAFAR FWM (Prince Valentino FWM x Victoria FWM), da criadora e expositora Agropastoril Casa Branca; Campeão Cavalo Prata CEAZZAR EVER JM (Ever After NA x Stig Justhine), do criador e expositor José Alves Filho, do Haras JM; e Campeão Cavalo Bronze ZAX DI PSICORE JM (Pscore x Stig Amira Gazal), do criador e expositor José Alves Filho, do Haras JM.
Cavalo Árabe VI Interamericana
Já por Cavalo Árabe VI Interamericana, as éguas que se destacaram na pista nas provas Halter foram: Campeã Égua Ouro AZYRA W (Dominic M x Jasmine W) do expositor Fabio Alberto Amorosino, do Haras Serondella; Campeã Égua Prata CARANDA LULIKAH (Bandit SRA x Sahara Latifa), da criadora e expositora Fazenda Caranda; e Campeã Égua Bronze SAMOAH SERONDELLA, do criador e expositor Fabio Alberto Amorosino, do Haras Serondella.

Por fim, entre os machos nas disputas válidas pela VI Interamericana Cavalo Árabe, os destaques foram: Campeão Cavalo Ouro ABBAS AL VENTUR (Halyr Meia Lua x Emozione Al Ventur), da criadora e expositora Camila Bossi Cordeiro, do Haras Al Ventur; Cavalo Prata Campeão TORYNO JQ (Halyr Meia Lux x Giorgia El Shawan JQ), do expositor Rach Stud, como Campeão Cavalo Prata; e Campeão Cavalo Bronze LUGHAN HVP (HDF Lugano x Princesa Marwan HVP), da criadora e expositora Agropecuária Vila dos Pinheiros.
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Verônica Formigoni e Rogério Santos
Leia mais notícias aqui.
