Ícone do site Jornal Campo Soberano

Conheça estas 5 dicas infalíveis para prevenir a mastite em vacas leiteiras

Mastite é a inflamação da glândula mamária, ao qual acomete 20 a 38% do rebanho bovino brasileiro, significando uma perda de 12 a 15% da produção leiteira segundo a Embrapa em abril de 2016. Um prejuízo amargo ao bolso dos empresários do ramo. A resistência das vacas, os agentes patogênicos e o ambiente são apontados como os 3 fatores diretamente relacionados à doença.

Patrocinadores

Considerada uma doença de manejo, fica evidente que boas práticas no sistema de produção são metodologias eficazes contra esta grande dor de cabeça dos produtores de leite, destacando medidas preventivas.  

A dor no bolso dos produtores leiteiros

Também conhecida como Mamite, esta é uma das doenças mais frequentes nos rebanhos leiteiros e de maior impacto econômico. Pode resultar em gastos com veterinários e medicamentos, aumento de mão-de-obra no cuidado com os animais acometidos, morte ou descarte prematuro dos animais e redução da produção leiteira. Sem considerar ainda, os impactos negativos à saúde pública.

Patrocinadores

Este amargo prejuízo pode comprometer seriamente os resultados quantitativos e qualitativos da produção leiteira e complicar a vida dos empresários rurais.

De acordo com o “Guia Prático da Produção Intensiva de Leite” elaborado pelo Sebrae-RJ, Senar-RJ e FAERJ, a mastite em vacas leiteiras apresenta diferentes microorganismos causadores e de maneira geral, a prevenção absoluta só é possível com a elaboração de um bom programa técnico e prático de controle, que incluem medidas básicas.

Patrocinadores
Algumas dicas para evitar a mastite na sua propriedade:

1) Ofereça uma cama seca e limpa ao seu rebanho bovino

Evitar sujeira e umidade impede a proliferação de microrganismos que se alimentam de qualquer matéria orgânica do curral, como esterco, palhada, capim e leite.

Patrocinadores

Eliminar frequentemente esses materiais e garantir a circulação de ar na área de produção não deixa alternativa para os agentes causadores, a não ser passar bem longe do seu rebanho!

2) Garanta que suas vacas não estejam estressadas

Patrocinadores

Principalmente no verão, com o aumento das temperaturas e da umidade, é comum maiores descargas de hormônios relativos ao estresse, o que reduz a eficácia do sistema imunológico no combate aos microrganismos.

Uma forma garantida de manter seu rebanho tranquilo é garantir conforto térmico, como por exemplo, boa ventilação. Tenha certeza de que vacas refrescadas e tranquilas têm menor chance de sofrer surtos de mastite.

Patrocinadores

3) Cuide incansavelmente dos seus métodos de ordenha

Cuidar dos procedimentos, principalmente da pré-ordenha é fundamental na prevenção da mastite em vacas leiteiras. Tiago Tomazi, enfatiza em artigo da Revista Leite Integral, os cuidados que devem ser aplicados neste processo:

Patrocinadores

4) Espante as moscas para bem longe do seu rebanho

Moscas carregam agentes causadores de doenças, inclusive os da mastite. Provocam irritação nas vacas e mesmo quando não picam, podem depositar os microrganismos onde pousam.

Correm mais risco as vacas que vazam leite entre as ordenhas.

Use produtos para o controle de moscas e elimine os focos de disseminação.

5) Prepare sua equipe para a guerra contra a mastite

Profissionais qualificados nas fazendas de leite têm o poder de reduzir a incidência de doenças no rebanho e de aumentar a qualidade do leite produzido.

Esse investimento na qualificação profissional objetivando o controle da mastite foi destaque na Revista Balde Branco em abril de 2016, apresentando casos de sucesso na mudança do sistema de gestão, como o da Fazenda Limassis, citada na reportagem.

A conclusão da matéria foi a importância de treinar as equipes para que todos estejam extremamente informados e comprometidos com as medidas de prevenção e controle da mastite.

Investir em pequenas mudanças pode significar a garantia dos seus resultados na produção de leite. É preciso buscar informação, conhecer outros métodos de prevenção e controle, e acima de tudo, ser incansável na melhoria dos processos.

Muitas vezes, a solução para problemas na produção leiteira é simples e está ao alcance de todos!

Patrocinadores
Sair da versão mobile