Pular para o conteúdo

como preparar uma boa ração para Cordeiros.

 
A melhor ração precisa considerar um equilíbrio entre três fatores principais:
-balanceamento de nutrientes 
– consumo voluntário 
– custo adequado. 

 

 

 

Os criadores dispõem de diversos ingredientes no mercado para formulação das rações, que podem ser utilizados para alcançar os requerimentos nutricionais necessários, porém  outros fatores importantes podem limitar seu uso, como palatabilidade, digestibilidade e toxidez do ingrediente, além obviamente do seu custo. Em algumas localidades com menor demanda para a área do agronegócio, os criadores podem perceber certa dificuldade para encontrar muitos ingredientes, o que representa um ponto negativo, visto que os animais não respondem muito bem à mudanças na dieta, caso seja necessário alterar sua composição caso algum elemento esteja em falta na região. 

 

 

 

 

Mas de maneira geral, podemos considerar uma ração bastante atrativa para produção de cordeiros precoce aquela composta de uma boa capineira picada, silagem ou feno como volumoso, e suplementada com concentrado composto pelos tradicionais Farelo de Soja, Farelo de Milho, Farelo de Trigo (devido a sua relativa facilidade de acesso e boa aceitação pelos animais), além logicamente de um bom núcleo mineral próprio para ovinos. 

 

 

 

 

Em relação às quantidades, como o objetivo do sistema é a produção dos cordeiros precoce, torna-se necessária a formulação da dieta com alta densidade energética, na base de 3% do PV em consumo total, e dividido em torno de 70% de Concentrado e 30% de Volumoso. É realmente interessante utilizar altas quantidades de concentrado no confinamento de cordeiros para aproveitar a elevada capacidade de conversão alimentar que eles apresentam. 

 

 

 

 

As quantidades de cada ingrediente do concentrado devem ser nas proporções que forneça em torno de 18% de PB e 75% de NDT, com o menor custo possível. Aqui na BA o custo médio da ração não deve ultrapassar R$1,00/Kg. 

 

 

 

 

Aqui eu me limitei a prestar informações muito superficiais, somente para lhe despertar o interesse e a curiosidade em incrementar suas pesquisas. Abraços. 

 

 

 Para maiores informações entre em contato conosco .

 

 

 

 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100013508855240

 

 

 Whatts App 011970484601 Agrovitta

 

Whatts App 062998645482 Cicero .
foto
 
 
  •  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores