Pular para o conteúdo
Patrocinador

Carrapato No Gado ? 4 Maneiras Eficiente para Controle

Originally posted on 7 de novembro de 2022 @ 17:43

Carrapato No Gado ? 4 Maneiras Eficiente para Controle
Carrapato No Gado ? 4 Maneiras Eficiente para Controle

Carrapato No Gado ? 4 Maneiras Eficiente para Controle

Todo produtor de gado, seja ele leiteiro ou de corte, com certeza, já se deparou com este problema

Carrapatos No Gado

Um dos grandes desafios dos fazendeiros é combater o carrapato e evitar prejuízos.

É essencial que o produtor adote algumas boas práticas ao cuidar do gado para evitar a infestação deste parasita. Não existe nenhuma receita milagrosa: é primordial ter um cronograma de cuidados e segui-lo à risca.

Sabendo que combater o carrapato é uma tarefa nada fácil, fizemos esse artigo especial com 4 dicas infalíveis! Se você está curioso e quer saber quais são elas, continue a leitura!

Como surge a infestação de carrapatos?

materia+de+capa 1

Antes de falarmos sobre as dicas que temos para combater os carrapatos, é necessário que você saiba como eles podem surgir nas fazendas e atingir a sua produção bovina.

É interessante lembrar que essa praga não impacta somente os bois e as vacas, ela também pode infectar os seres humanos e outros animais, como cães e cavalos.

Antigamente, com a definição certeira das estações, era mais fácil realizar o controle dos carrapatos. No entanto, graças às constantes variações climáticas, tem sido difícil para os fazendeiros evitarem a infestação desses animais no pasto.

Isso acontece porque a reprodução deles é favorecida pelo calor, exceto quando acima da média. Sem as baixas temperaturas no inverno, o ciclo do carrapato quase não tem intervalos. Na prática, o ciclo de vida do carrapato é dividido em 4 etapas: ovo, larva, ninfa e adulto.

Na primeira etapa, a fêmea deixa o hospedeiro e põe os ovos no solo. Em seguida, esses ovos eclodem, tornando-se larvas, posteriormente, ninfas e, por fim, adultos.

É importante reforçar que nenhuma das trocas de estágio do seu ciclo de vida é feita durante a parasitação no hospedeiro. Os carrapatos voltam ao solo, nos seus ninhos, e passam pela transição. Sendo assim, a maior parte da sua vida é fora do hospedeiro.

Quais doenças esse parasita causa?

Um dos pontos mais alarmantes em caso de infestação é em relação às doenças que esses hematófagos podem trazer aos seus animais.

Com o gado doente, o prejuízo é certeiro: além do gasto com mais medicamentos para tratamento, a sua produção de leite é impactada negativamente e a engorda do gado de corte também, podendo ocasionar até a morte dos animais.

Abaixo, confira as principais doenças:

Anaplasmose

cavalo 1 Z3F6MUp

A anaplasmose bovina é uma enfermidade que, muitas vezes, é assintomática. Ela é uma das responsáveis pela morte precoce do gado, além de causar abortos.

Essa é uma doença que, após ser transmitida pelo carrapato ao hospedeiro, no caso das vacas prenhas, pode também ser passada para o bezerro via placenta.

Erliquiose

A erliquiose é outra doença silenciosa e que demanda muita atenção dos produtores. Ela também é transmitida pelo carrapato e tem como agente infeccioso o mesmo que causa a anaplasmose.

Essa enfermidade ataca os glóbulos brancos, que são parte essencial do sistema imunológico. Em casos superagudos, os sintomas podem ser diarreia, dificuldade respiratória e convulsões.

Babesiose

Uma outra doença muito comum na criação de gado no Brasil é a babesiose. Os seus principais sintomas são anemia, causando alteração na tonalidade das mucosas, anorexia, icterícia, ausência de ruminação e apatia.

Essa enfermidade é conhecida também pelo nome Tristeza Bovina, sendo que o seu diagnóstico é feito por exames de sangue e o tratamento exige o uso de medicações específicas.

Além dessas doenças que podem atingir o seu gado, os carrapatos também podem acometer humanos e transmitir outras enfermidades, como é o caso da doença de Lyme, da febre maculosa e, inclusive, da erliquiose.

No Brasil, é mais comum o registro de casos de febre maculosa em humanos, sendo que alguns dos seus sintomas, além da temperatura corporal acima de 39° C, são calafrios e alterações neurológicas, sendo muitas vezes confundidos com dengue.

É possível realizar o controle dessa praga?

Carrapato - 4 Maneiras de Combate Eficiente
Carrapato – 4 Maneiras de Combate Eficiente

Você sabia que os carrapatos que estão nos hospedeiros, no caso, o seu gado, correspondem a 5% da sua população total? Os outros 95% ficam no terreno.

Por isso, para realizar o controle eficaz dessa praga, é essencial aliar o tratamento do gado com o do terreno. Caso contrário, os carrapatos sempre vão voltar e causar prejuízos.

Agora, confira as nossas 4 dicas infalíveis para combater o carrapato:

1. Estabeleça um protocolo de entrada

Uma das formas mais comuns de proliferação desses hematófagos é por meio do transporte de animais oriundos de leilões ou outros plantéis.

Por isso, desenvolva um protocolo de entrada para a chegada de novos animais ao seu rebanho. Garantir a entrada deles sem nenhum parasita é uma forma eficaz para evitar a propagação de cepas mais resistentes.

2. Faça a aplicação de carrapaticidas

O uso de carrapaticidas é a forma mais comum e eficiente para combater o carrapato.

No entanto, é preciso reforçar a questão de fazer um controle minucioso e seguir um cronograma, além de fazer o combate ao parasita também no solo.

Não seguir o cronograma vai inviabilizar a eficácia do tratamento e causar mais prejuízos ao seu negócio.

3. Consulte um especialista

Talvez este seja o ponto mais importante: consulte sempre um especialista.

É comum fazendeiros buscarem um carrapaticida somente quando estão no balcão da loja. Isso é um equívoco. É essencial que o seu gado seja acompanhado por um veterinário.

Somente esse profissional, com conhecimento do histórico da sua produção e suas particularidades, poderá prescrever a melhor solução para o problema.

4. Incremente a adubação

Um estudo feito pelo Instituto de Zootecnia de São Paulo apontou que a incrementação de ureia na adubação do solo ajuda a combater as populações de carrapato. Com a alteração da acidez do solo, esses parasitas enfrentam dificuldades para se reproduzirem e sobreviverem.

As nossas dicas não param aqui! Uma novidade está chegando ao mercado e promete ser uma grande aliada dos fazendeiros para combater o carrapato. Pesquisadores brasileiros desenvolveram um produto natural que funciona por meio de um fungo que é inimigo biológico do carrapato. Esse estudo é um grande avanço para a pecuária no Brasil.

Com este artigo, agora vai ficar mais fácil para combater o carrapato na sua fazenda, não é verdade? Por isso, não deixe de seguir as nossas dicas à risca. Para combater o carrapato, é necessário dedicação e compromisso com a sua produção.

Não existe nenhuma fórmula mágica.

Se você gostou das nossas dicas para combater o carrapato, o que acha de compartilhar este artigo com seus amigos nas redes sociais?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinador